quarta-feira, 4 de maio de 2011

Sintese _ Mapeando a Terra

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/satelite-alemanha-mapa-3D-20100621171257.jpg
Mapear a Terra sempre foi uma necessidade do seres humanos para poder ter controle sobre o território ocupado. Em conflitos militar, é essencial conhecer o território inimigo e o seu próprio território.

Desde as mais antigas civilizações, as pessoas tentaram representar a terra e os fenômenos que ocorrem na superfície terrestre. A partir de observações e registros, diferentes grupos sociais, considerando sua cultura e religião representavam a terra de diferentes maneiras.

A superfície terrestre pode ser representada em um espaço pequeno, como uma folha de papel. Para isso, é necessário reduzir o tamanho do que se pretende representar e definir a escala. A identificação dos elementos representados é feto por meio de símbolo ou sinais organizados na legenda, Também pode ser representada em um globo terrestre.

A cartografia temática utiliza bases existentes, como fenômenos quantitativos e qualificativos transformados em grafismo. E uma metodologia adequada para o tratamento da informação. Esses mapas são chamados de mapas temáticos. A escala pode ser gráfica ou numérica. Quanto maior for a superfície a ser representada, maior a quantidade de elementos que se podem ser identificados. As principais representações cartográficas são as plantas e os mapas, como as cartas topográficas.

A legenda, a escala e a rosa dos ventos devem ser incluídas em todas as representações cartográficas. Todo mapa é desenhado a partir de uma visão denominada de vertical, porque é de cima para baixo. Todas as pessoas possuíam a visão em terceira dimensão, mas, quando cartógrafo vai desenhar um mapa. Ele o fará do ponto mais central da fotografia usada como referencia. Já a visão que temos da janela do prédio ou a que aprece representada em fotografias e desenhas é denominada obliqua, ou seja, visão de cima para o lado.

A partir de coletas e dados e de seu tratamento estáticos, podem-se construir tabela e gráficos. As tabelas apresentam os dados organizados. Os gráficos representam as informações registrando-as por meio de sinais, desenhos, cores e imagens. Os principais tipos de gráficos são: de linha, de barra e polares ou de setores.

http://lh4.ggpht.com/_2iDLC8zliko/SS8VHC28AgI/AAAAAAAAEWM/Wp9sYQDVavg/s144/327955539_1570614.gif
Muitos Beijos no colaçãozinho de toda(o)s.
Jesus te ama e eu também. Até a volta, Adriana Miranda!
https://lh3.googleusercontent.com/-zef7o8Lb_mc/TdsNjuLVUPI/AAAAAAAAFQE/5YVSBUiPUJs/barra_grande.gif

Nenhum comentário:

EDUCAÇÃO_ Desbravando Novos Horizontes